CAMILA FRANCO
A progressão continuada é um método de ensino introduzido
pelo renomado educador Paulo Freire. Segundo sua tese, reprovar não é a melhor
solução, pois o aluno retido se sente desanimado a continuar os estudos em uma
turma onde haja alunos mais novos e, por isso, acaba abandonando a escola.
Assim, mesmo aqueles que têm dificuldades de aprendizagem são
promovidos, porém continuam tendo aulas de recuperação, a fim de que ele
aprenda de fato o conteúdo ensinado.
Em SP, 99% das escolas públicas adotaram o método, atingindo
12 milhões de estudantes.
O problema, no entanto, é que a progressão continuada foi
transformada em promoção automática: os alunos passam sem aprender e sem ter um
acompanhamento pedagógico. Desta forma, entram para as estatísticas, mas na
realidade, não sabem nada. A educação pública torna-se, então, quantitativa e
não qualificativa, como deveria.
No dia 14 de agosto de 2012, o MEC divulgou a nota do IDEB
2011, e o estado de SP aparece em segundo lugar no ranking geral,(atrás apenas
de SC). Veja abaixo:
ESTADO DE
SP –IDEB 2011
|
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
Meta 2021
|
1° ao 5° ano
|
4,7
|
5,0
|
5,5
|
5,6
|
6,7
|
6° ao 9° ano
|
4,2
|
4,3
|
4,5
|
4,7
|
6,1
|
Ensino Médio
|
3,8
|
3,9
|
3,9
|
4,1
|
5,4
|
O notável crescimento nas notas do IDEB é utilizado como
argumento contra aqueles que criticam o método. Mas observe que, à medida que o
aluno avança para a série seguinte, a média diminui. Em 2011, enquanto os
alunos do 1° ao 5° ano conseguiram um louvável 5,6 (a média nos países
desenvolvidos é 6,0), os estudantes que cursam o Ensino Médio fizeram uma média
de 4,1; a diferença é de 1,5.
É claro que a progressão continuada não é a única vilã da
nossa educação: a falta de profissionais preparados, o desinteresse dos alunos,
o baixo salário dos professores, estrutura física das escolas, material
pedagógico fornecido, enfim, uma série de fatores contribui para o baixo
desempenho escolar.
Não se iludam: tudo aquilo que Paulo Freire idealizou foi
distorcido e transformado numa falsa educação moderna.
Educar é muito mais do que colocar todos os estudantes dentro
de uma sala de aula e dar-lhes um diploma: é fazê-los aprender de verdade. E o
aprendizado é algo que vai muito além de apenas promover um aluno à série
seguinte.
FONTES:
g1.globo.com
tvg.globo.com
www.psicopedagogia.com.br
Parabéns pelo blog!!
ResponderExcluirA cada publicação vocês melhoram muito mais. E este, sobre o progressão continuada, foi muito bem abordado, pois é um método bem interessante se bem aplicado, mas que o nosso governo ditatorial e mentiroso usa apenas como uma forma de manter nossos jovens ignorantes e alienados.
Continuem assim, pois têm um potencial muito grande.
Oi! Ficamos muito felizes pelo seu incentivo!!
ExcluirObrigada, e continue acompanhando o nosso blog, pretendemos melhorar ainda mais!
Abraços.
A cada dia estou mais convencido de que o problema maior é a falta de professores capacitados. Não adianta mandar um aluno para um reforço com um professor que não tem capacidade para ensinar.
ResponderExcluirAh! Parabéns pelo blog. Estão mandando bem.
Olá, obrigada pelos elogios!
ExcluirSim, há falta de professores capacitados, e isso é muito grave. Mas acreditamos que este não é o maior problema e sim, a desvalorização da educação, algo que é muito mais profundo, porque é cultural.
Se toda a sociedade pensasse diferente, cobrariam muito mais de nossos governantes, e aí não haveria falta de professores capacitados, promoção automática, apostilas ruins e toda essa palhaçada (esta é a palavra mais apropriada) que vemos em nossa educação pública.
Precisamos lutar para mudar isso.
Novamente obrigada, um grande abraço pra você. Continue acessando nosso blog!! bjs