terça-feira, 18 de junho de 2013

CAMILA FRANCO
A progressão continuada é um método de ensino introduzido pelo renomado educador Paulo Freire. Segundo sua tese, reprovar não é a melhor solução, pois o aluno retido se sente desanimado a continuar os estudos em uma turma onde haja alunos mais novos e, por isso, acaba abandonando a escola.
Assim, mesmo aqueles que têm dificuldades de aprendizagem são promovidos, porém continuam tendo aulas de recuperação, a fim de que ele aprenda de fato o conteúdo ensinado.
Em SP, 99% das escolas públicas adotaram o método, atingindo 12 milhões de estudantes.
O problema, no entanto, é que a progressão continuada foi transformada em promoção automática: os alunos passam sem aprender e sem ter um acompanhamento pedagógico. Desta forma, entram para as estatísticas, mas na realidade, não sabem nada. A educação pública torna-se, então, quantitativa e não qualificativa, como deveria.
No dia 14 de agosto de 2012, o MEC divulgou a nota do IDEB 2011, e o estado de SP aparece em segundo lugar no ranking geral,(atrás apenas de SC). Veja abaixo:

ESTADO DE SP –IDEB 2011



2005
2007
2009
2011
Meta 2021
1° ao 5° ano
4,7
5,0
5,5
5,6
6,7
6° ao 9° ano
4,2
4,3
4,5
4,7
6,1
Ensino Médio
3,8
3,9
3,9
4,1
5,4










O notável crescimento nas notas do IDEB é utilizado como argumento contra aqueles que criticam o método. Mas observe que, à medida que o aluno avança para a série seguinte, a média diminui. Em 2011, enquanto os alunos do 1° ao 5° ano conseguiram um louvável 5,6 (a média nos países desenvolvidos é 6,0), os estudantes que cursam o Ensino Médio fizeram uma média de 4,1; a diferença é de 1,5.
É claro que a progressão continuada não é a única vilã da nossa educação: a falta de profissionais preparados, o desinteresse dos alunos, o baixo salário dos professores, estrutura física das escolas, material pedagógico fornecido, enfim, uma série de fatores contribui para o baixo desempenho escolar.
Mas é inegável que fazer com que um jovem passe sem aprender e sem ter um reforço adequado é somente mais um artifício usado pelos candidatos em suas campanhas.

Não se iludam: tudo aquilo que Paulo Freire idealizou foi distorcido e transformado numa falsa educação moderna.
Educar é muito mais do que colocar todos os estudantes dentro de uma sala de aula e dar-lhes um diploma: é fazê-los aprender de verdade. E o aprendizado é algo que vai muito além de apenas promover um aluno à série seguinte.



FONTES:
g1.globo.com
tvg.globo.com

www.psicopedagogia.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!
    A cada publicação vocês melhoram muito mais. E este, sobre o progressão continuada, foi muito bem abordado, pois é um método bem interessante se bem aplicado, mas que o nosso governo ditatorial e mentiroso usa apenas como uma forma de manter nossos jovens ignorantes e alienados.
    Continuem assim, pois têm um potencial muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ficamos muito felizes pelo seu incentivo!!
      Obrigada, e continue acompanhando o nosso blog, pretendemos melhorar ainda mais!
      Abraços.

      Excluir
  2. A cada dia estou mais convencido de que o problema maior é a falta de professores capacitados. Não adianta mandar um aluno para um reforço com um professor que não tem capacidade para ensinar.
    Ah! Parabéns pelo blog. Estão mandando bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelos elogios!
      Sim, há falta de professores capacitados, e isso é muito grave. Mas acreditamos que este não é o maior problema e sim, a desvalorização da educação, algo que é muito mais profundo, porque é cultural.
      Se toda a sociedade pensasse diferente, cobrariam muito mais de nossos governantes, e aí não haveria falta de professores capacitados, promoção automática, apostilas ruins e toda essa palhaçada (esta é a palavra mais apropriada) que vemos em nossa educação pública.
      Precisamos lutar para mudar isso.

      Novamente obrigada, um grande abraço pra você. Continue acessando nosso blog!! bjs

      Excluir