terça-feira, 18 de junho de 2013

QUEM SE INFORMA NÃO SE DROGA



  ANA PAULA GOMES
O consumo de drogas nas escolas de todo país cresceu assustadoramente nos últimos anos. Este problema atinge alunos de instituições públicas e privadas, pois não escolhe região ou nível social.
A causa deste aumento pode estar ligada a falta de orientação e discussão sobre o assunto de maneira adequada, transformando-o em um tabu. A prevenção é fundamental para que os jovens se conscientizem de seus riscos. As escolas não deveriam excluir este assunto de suas práticas pedagógicas, pois tem como papel principal formar cidadãos capazes de analisar e decidir o que é bom –ou ruim- para si.
Segundo uma pesquisa do Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) da Unifesp, 57% dos jovens entre 12 e 17 anos consideram que obter drogas “em qualquer momento é muito fácil”. Em 2001, 43,3% já tinham ingerido álcool; três anos depois, o índice subiu para 54,3%. Os brasileiros estão começando a usar drogas cada vez mais cedo; há casos de crianças de 10 anos de idade que já consomem bebidas alcoólicas, consideradas a porta de entrada para outros tipos de drogas (lícitas e ilícitas).


Outra pesquisa realizada pelo CEBRID e divulgada pela SENAD aponta que dos 48.155 jovens que participaram da pesquisa, 54% dos que já haviam usado algum tipo de droga estavam pelo menos um ano atrasados em relação aos outros alunos da mesma idade.
De acordo com o professor Paulo Rogério Morais, da Universidade Braz Cubas, que pesquisa as reações de substâncias químicas no organismo e a memória, o principal problema é o uso de álcool na fase da pré-adolescência: “Entre 10 e 12 anos, p adolescente está na fase de descobertas e o uso precoce pode fazer com que ele use o efeito da droga como estratégia contra as frustrações normais da idade”. (abp.org.br)
Uma das melhores saídas para esse grave problema é que as escolas desenvolvam projetos que esclareçam dúvidas de alunos e pais sobre dependência química e seus danos, atuando constantemente na luta para erradicar este mal que afeta milhares de famílias.




2 comentários:

  1. nao é apenas um blog mais sim o melhor conteudo para jovens e adultos se fortalecerem no tema conhecimento. esta de parabens esse blog

    ResponderExcluir
  2. A sociedade atual esta sendo corroborado por um mal que assola a humanidade. As drogas interferem nas vidas de várias pessoas, tanto direta, quanto também indiretamente.A educação é a arma mais poderosa que se pode usar contra este malefício, a informação vem dar suporte a mentes que ainda não possuem uma ideologia formada, podendo assim encaminha-las ao percurso certo, deixando para traz um emaranhado de suposições que interferem na formação da índole do individuo. Educação, palavra chave para um futuro melhor....

    ResponderExcluir