segunda-feira, 15 de julho de 2013

MATERIAL PEDAGÓGICO


MATERIAL PEDAGÓGICO
Ana Paula Gomes

O Governo de São Paulo criou um programa chamado "São Paulo Faz Escola" que tem como objetivo implantar um único sistema pedagógico nas escolas de todo o estado. Assim, todos os alunos receberiam o mesmo material didático e cronograma. A intenção era unificar o ensino, melhorando-o, algo que não vem acontecendo.

Segundo o MEC, o governo de SP deverá gastar R$ 3795,52 por aluno. Mas analisemos COMO esse dinheiro será gasto e não somente QUANTO: será que tanta verba "investida" traz resultados satisfatórios?

Ao realizarmos uma pesquisa com alunos do ensino médio de uma escola pública de São Paulo, constatamos que a maioria não aprecia o material pedagógico fornecido, pois alegam que as apostilas, que deveriam agilizar o aprendizado, têm efeito contrário: uma vez que sua utilização é obrigatória, muitos professores determinam que os estudantes respondam páginas e páginas com pouca orientação, e muitos acabam copiando as respostas da internet, retardando a aprendizagem.

Outro ponto a ser observado é o seu conteúdo, que é muito fraco, além de não ser o mesmo (na maioria das vezes) do livro didático,, fornecido pelo Governo Federal. Então, há uma "disputa" entre os governos, e estamos todos de mãos atadas; professores, mesmo tendo condições de oferecer-nos algo melhor, são obrigados a usar a apostila ruim, e os alunos não aprendem o  que deveriam.


Para a educação melhorar -em São Paulo e no Brasil é necessário que nós cobremos dos governantes um empenho maior quanto ao ensino público. Isso é nosso direito e DEVER, porque nosso país só irá progredir quando investirmos mais e melhor na educação.

Um comentário:

  1. Finalmente!
    Estive esperando por este artigo desde a resposta do meu último comentário, e posso dizer que foi muito bem escrito, correspondendo a todas as minhas expectativas!
    Este blog é um exemplo, gostaria que vocês fossem os meus alunos!!
    Um bjo

    ResponderExcluir